Por Martha Imenes

Afinal de contas o que é empoderamento feminino? Lemos em redes sociais, em revistas, jornais, outdoors. Mas o que é empoderamento feminino? De acordo com a ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo.
Esta ação consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos e busca o direito das mulheres de poderem participar de debates públicos e tomar decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade, principalmente nos aspectos que estão relacionados com a mulher.
A prática do empoderamento feminino não deve ser apenas das mulheres, os homens também precisam se certificar de que haja uma ampla igualdade entre o posicionamento e participação de ambos os gêneros na sociedade e suas demais camadas.

A ONU Mulheres desenvolveu uma lista com 7 princípios básicos do empoderamento feminino no âmbito social e profissional:

* Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
* Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
* Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
* Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.​
* Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.​
* Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
* Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.​

Quer saber sobre ações de empoderamento e direito das mulheres? Leia mais em http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres/

Tem um caso ou ações de empoderamento feminino e quer divulgar? Mande email para colunacontagotas@gmail.com. 

Boas ações sempre merecem destaque!