A Natura aposta no Rio de Janeiro para recuperar mercado e anuncia a abertura de mais duas unidades na cidade. A empresa de cosméticos, referência em vendas diretas, lançou duas unidades em shoppings cariocas, uma no  Barrashopping e outra no Bossa Nova Mall, agora ela se prepara para até o final de julho abrir as unidades nos shoppings Gávea e Rio Design Barra, ambos na Zona Oeste.
Os interessados em trabalhar nas lojas-conceito podem encaminhar o currículo para trabalhenaloja@natura.net.  As oportunidades também são divulgadas no site www.vagas.com e as posições do Rio em www.armazemdasideias.com.br para inclusão de PCDs. O número de vagas disponíveis não foi informado pela empresa.
O objetivo da Natura é abocanhar uma fatia de mercado que era sua e que, nos últimos anos, foi reduzindo para sua principal concorrente, O Boticário, que tem 10,9% da participação do mercado, ante 11,1% da Natura. E os esforços da empresa mostram resultados: no primeiro trimestre a empresa registrou lucro líquido de R$ 189 milhões, ante prejuízo de R$ 69,1 milhões em igual período do ano passado.
O “look” da loja é diferenciado e convida o cliente a experimentar o produto. São maquiagens, provadores de perfumes, bancada central com espelho, tudo para que o potencial experimente os produtos. O conceito é diferente do principal modelo de vendas da Natura, feito por mais de 1,8 milhão de consultores no País, que é a venda por catálogo.
A empresa, no entanto, afirma que a intenção é que os canais sejam complementares. Segundo a empresa, a compra da fabricante de cosméticos australiana Aesop ajudou a fortalecer a percepção da importância do contato do cliente com os produtos em espaços físicos.
“Queremos que as pessoas tenham contato com os produtos e os conceitos da marca nas lojas da Natura. A aquisição da Aesop, concluída no ano passado, contribuiu muito para esse processo, pois trouxe conhecimento da importância de um espaço de experimentação dentro das lojas físicas”, afirma a empresa.
O atendimento nas lojas é feito por consultoras que recebem treinamento para ajudar os clientes a conhecer os produtos da marca. A Natura ainda afirma que “o perfil dos vendedores é bastante diverso e representativo da população brasileira, com ampla diversidade de gênero, raça e idade”.
SÃO PAULO
Em 2016, foram inauguradas cinco lojas em São Paulo: Shopping Morumbi, Villa Lobos, Shopping Paulista, Shopping Anália Franco e Eldorado. Em abril, foram inauguradas as lojas do Shopping Jardim Sul, Cidade São Paulo, Pátio Higienópolis e Ibirapuera, além da primeira loja na Grande São Paulo, no Park São Caetano, em São Caetano do Sul.