Algumas partes do mundo celebram hoje o Dia do Amigo. A data foi criada para simbolizar as relações de fraternidade entre as pessoas. No entanto, alguns amigos ultrapassam o convívio social e alcançam relações profissionais. Os empreendedores deram dicas de como separar a amizade dos negócios.

Os sócios e amigos, Paulo Fernandes e Hugo Collier criaram a ABlab, uma startup focada em marketing digital de performance, em 2015. Fernandes faz a função de comercial, administrativo e gestão estratégica, já Collier mantém a operação funcionando e monitora a qualidade do serviço oferecido e entregue ao cliente.

“É um casamento sem a parte boa, pois tem vários mecanismos de uma relação. No início, nós estabelecemos duas regras, nunca sair brigado um com outro do local de trabalho e separar com bastante clareza a função de cada um”, explica Paulo Fernandes.

Além disso, ele explica para pessoas que buscam funções no marketing digital de performance é entender as nuances do trabalho, além de definir sempre o perfil demográfico e hábitos de consumo. O mercado de marketing digital ainda oferece muitas oportunidades para novos empreendedores. “Se você tem aptidão com tecnologia e marketing, gosta de empreender e quer ajudar marcas e produtos a encontrar seus consumidores através da internet, esse pode ser um bom nicho para investir seu dinheiro”.

O conceito de coworking foi o que conquistou Daniel Olszewer e dois amigos de infância. A empresa Coworking 1108, que investe em escritórios compartilhados com estações de trabalho e salas de reunião, foi o motivo do negócio entre amigos.

“Nós três somos proprietários de outras empresas já, e estávamos pensando em abrir mais um negócio juntos. O mercado já estava ficando pulverizado neste segmento, mas pensamos em trazer com um nicho diferente. Além das unidades em São Paulo, nosso foco é atingir o país todo com a comercialização de escritórios virtuais. A pessoa pode fazer online todo o processo, desde a escolha do plano até assinatura do contrato”, conta Daniel Olszewer.

Para Olszewer o trabalho entre amigos deve acontecer na base do companheirismo e solidariedade. “O importante é não misturar o pessoal do profissional. Nunca deve-se levar o trabalho para fora dele, como nos horários de lazer”, orienta.

Dicas

1. Aposte em um negócio com um amigo que tem qualidades e defeitos complementares ao seu. Assim você pode dividir as funções de acordo com a aptidão de cada um.

2. O seu amor pode ser seu melhor amigo e ainda um excelente sócio. Basta ter diálogo, planejamento e uma ideia inovadora.

3. Aposte em um empreendimento com amigos que conhece a algum tempo. Lembre-se que as pessoas são únicas e leva certo tempo para conhecê-las.

4. Monte uma empresa em um ramo que você e seu amigo tenham aptidão. É importante se identificar com o nicho que vão trabalhar no dia a dia.

 

Fonte: Marina Cardoso/O Dia