POR VIVIANE FAVER
Nova York (EUA) – A Telebras anunciou o lançamento de um satélite que vai oferecer banda larga de alta qualidade em todo país, inclusive em áreas rurais e comunidades carentes no Rio. De olho na expansão do mercado e em busca de investidores estrangeiros para este projeto, a companhia fez conferência em Nova York no último fim de semana para apresentar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que terá capacidade de 58 gigabytes por segundo. A operacionalidade é 60 vezes maior do que a dos equipamentos em operação, informou a companhia.

“Dos 92 municípios do Rio, quatro não têm internet baseada em fibra ótica — que é a mais veloz que existe. A banda larga do SGDC também vai chegar onde falta infraestrutura. Esse satélite vai atender a todos sem exclusão”, garante o presidente interino da Telebras, Jarbas Valente.

Segundo o executivo, a área de ação do equipamento abrange desde escolas públicas, postos de saúde de comunidades carentes — o que facilitará o atendimento nessa região, garante Valente — à área de Segurança Pública.

Ele acrescenta que atualmente 45% dos domicílios brasileiros, a maioria na área rural, não têm condições de contratar uma internet de dez mega por falta de infraestrutura e de recursos.

“Esse satélite, que terá vida útil de 18 anos, vai entregar internet com até 30 mega para domicílios e empresas a preços até 15 vezes mais baixos que os concorrentes”, garante o subsecretário do Tesouro Nacional, José Franco de Morais, também presente ao evento em Nova York.

(Fonte: Jornal O Dia)