Sabor de comida caseira, preparo artesanal, 21 especiarias de diversos países no tempero do prato principal e visão de mercado para aproveitar oportunidades que surgem nos períodos de crise: esta é a receita de sucesso da Champion Fried Chicken, rede de fast food brasileira inaugurada em 2016, no Rio de Janeiro, e que registra faturamento de R$ 3,4 milhões no período. Com um quadro de 100 funcionários, a rede abrirá mais três restaurantes até dezembro. Diante dos sinais de reaquecimento da economia, a empresa planeja a abertura de outras cinco lojas em 2018 sob o modelo de franquias. Em setembro foi aberta, em Vila Isabel, tradicional bairro da zona norte do Rio,  a primeira unidade franqueada da marca.

Presente em seis shoppings centers e também detentora da Champion Empada & Café, a empresa é liderada pela chef de cozinha Maria Selma Mata (foto). Baiana de Ipiaú, 45 anos, anos, mãe de cinco filhos, a empresária conta que para crescer quase 500% em 12 meses contou com investimentos próprios, de parentes, sem recorrer a financiamentos bancários, o que ajudou o negócio a se desenvolver rapidamente. Aproveitando a oportunidade da retração do mercado, adquiriu pontos em locais estratégicos que estavam sendo oferecidos a preços baixos. E se beneficiou da habilidade e da paixão pela cozinha para se destacar no segmento que é um dos mais procurados por quem decide ter o próprio negócio.

“Desde sempre estive ligada à cozinha, era o que sempre me fazia sair das dificuldades. Comecei vendendo na praia, depois quentinhas, fazia petiscos para bares, preparava pratos congelados para famílias…A comida une as pessoas. Quando surgiu a oportunidade de ir para o shopping, adquirindo uma loja de uma empresa que havia falido, até a herança do meu sogro foi usada para o empreendimento. E tudo parcelado em 30 meses”, diz.

Inovação e sustentabilidade

Selma, que desenvolveu uma receita exclusiva, um frango temperado com 21 especiarias de várias países, frito sem o uso de óleo, inaugurou a primeira loja no Américas Shopping, no Recreio, Zona Oeste do Rio. Hoje, com quase 100 funcionários, a rede Champion Fried Chicken e Champion Empada & Café está presente também no Barra Shopping, Center Shopping, Madureira Shopping, Shopping Metropolitano e West Shopping. Para o mês de setembro está programada a inauguração da primeira franquia da marca, no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte.

Além do frango frito sem óleo, outros produtos se diferenciam da concorrência por serem mais nutritivos e saudáveis. Atenta à importância de uma vida sustentável além da cozinha, Maria Selma iniciou uma campanha pela conscientização da reciclagem de resíduos. Com o tema “Eu tenho consciência, e você?”, a campanha será lançada nas próximas semanas nas lojas da rede Champion Fried Chicken tendo como embaixador o ativista ambiental Tião Santos. Conhecido mundialmente após protagonizar o documentário “Lixo Extraordinário”, do artista plástico Vik Muniz, ele foi “transformado” no mascote Tiãozinho, que ensina como todos podem ajudar a manter o equilíbrio do meio ambiente adotando a reciclagem no dia a dia.