Por Martha Imenes
Com Edda Ribeiro/ODIA

A sexta-feira promete! Um dos eventos mais aguardados pelo varejo, a Black Friday, está às portas e consumidores estão ávidos para aproveitar os descontos, que vão de roupas, acessórios, eletroeletrônicos, cursos, serviços, como o DogHero, e até viagens. E na véspera da Black Friday, dia 22, o Supermercados Guanabara lança a Black Fraldas, e o consumidor vai poder comprar fraldas, lenços umedecidos, papinha e outros itens infantis 50% mais baratos.
Nos shoppings Nova América, Nova Iguaçu, Boulevard, Botafogo Praia e Madureira, por exemplo, as ofertas vão chegar a 90%. Por meio de interação de realidade virtual, os clientes vão poder ‘capturar’ itens, como a Air Fryer Philips Walita por R$ 89,90 e o Celular Moto E5 Play por R$200. Mas atenção: é preciso baixar no celular o aplicativo de cada shopping.
Para quem aguarda uma oportunidade para viajar e estudar, a 3RA Intercâmbio dará descontos de até 75% em cursos de línguas, programas e consultoria educacional e seguro saúde no Canadá. O Brasas oferece 50% em mensalidades para aluno novo, de 22 a 24 de novembro, até 12h.
Agora quem está na pilha de viajar terá desconto de até R$ 500 na operadora Juca Na Balada. Até o dia 23 de novembro serão mais de 20 opções de pacotes de viagens com descontos de R$100 a R$500. Entre as principais ofertas estão: pacotes para o Réveillon e Carnaval 2019 com destino a Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Capitólio, Praia do Rosa e São Luiz do Paraitinga, além de diversos destinos internacionais como Cancún (Spring Break), Ibiza, Las Vegas, Machu Picchu e até para Barcelona pra assistir a concorrida Final da Champions League 2019.
Em todos os pacotes estão inclusos hospedagem, transportes, traslados e passeios, e têm como diferencial o conceito Open Bar presente em toda a viagem.

Aplicativo lança a Cherry Friday

O aplicativo DogHero – que conecta pais e mães de cachorro a passeadores e anfitriões – entra na onda da Black Friday e dá desconto de R$ 100 para clientes que anteciparem reserva de hospedagem para as festas de fim de ano.
Além desse desconto, os clientes que participarem da Cherry Friday, nome alusivo à Cereja, que é mascote do aplicativo, também ganham de presente uma semana de passeios de 30 minutos para o cãozinho. O benefício é limitado a clientes que moram na área de cobertura do serviço de passeios. No Rio ele está disponível para os bairros da Zona Sul, Barra e Tijuca.
O cliente pode marcar até cinco passeios de 30 minutos para um cachorro, em dias consecutivos, até o dia 21 de dezembro. Após fazer a reserva da hospedagem, o time responsável entrará em contato por e-mail para fazer o agendamento.
Para participar basta baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS, e inserir o cupom na tela de pagamento. As reservas devem incluir a véspera de Natal (24/12) e/ou do Ano Novo (31/12). Mas atenção: o desconto é limitado a um uso por cliente. O desconto é válido para reservas pagas até o dia 30 deste mês e caso cancele o serviço ele perde o cupom de desconto.

Jin Jin dá desconto no temaki

A Jin Jin, tradicional rede de franquias especializada em culinária asiática, também entrou no ritmo da Black Friday. O consumidores poderão aproveitar, além das ofertas oferecidas pelas lojas nos shopping, as promoções da praça de alimentação. Na Jin Jin, na compra de um temaki Jin Jin de Salmão, Salmão Grelhado, Califórnia ou Ceviche, o cliente leva outro de mesmo sabor de graça.
Todas as unidades da rede participam da promoção. São quatro sabores mais tradicionais da rede à disposição do consumidor e preparados com ingredientes selecionados e fresquinhos.

Atenção redobrada

A Black Friday é uma tradição nos Estados Unidos, no qual se realiza grandes promoções na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças. Mas como no Brasil não se comemora a data, o varejo viu uma oportunidade para ganhar uma grana extra: o pagamento do 13º salário, que normalmente tem a metade adiantada em 20 de novembro.
No entanto, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) alerta: cuidado para não cair em Black Fraudes e em enrascadas. “É importante controlar a ansiedade frente às ‘megaliquidações’ e preços aparentemente baixos e tomar alguns cuidados antes de sair comprando por aí”, adverte.
Os preços podem até parecer tentadores, mas é importante se planejar para não complicar o orçamento com a Black Friday. Logo depois da data, chega a hora de pagar o IPTU, o IPVA, a matrícula escolar, o plano de saúde. E dessas contas não dá pra se livrar.
“Para não gastar mais do que pode, a dica é fazer uma lista de produtos que precisa e que gostaria de comprar. Além disso, tente estabelecer um limite de gastos. Assim, saberá exatamente quanto da sua renda estará comprometida”, orienta o Idec.

PARA NÃO GASTAR MUITO – Apesar dos preços chamativos, é preciso resistir ao desejo de comprar demais. Especialista em varejo, Marco Quintarelli, em entrevista ao jornal O DIA, recomenda cautela, mesmo para quem pensa em aproveitar as promoções e garantir os presentes de Natal. “Custo benefício deve ser levado em conta em qualquer promoção. O consumidor realmente necessita desse produto? É preciso tomar cuidado, até mesmo com os parcelamentos”, orienta Quintarelli.

GOLPES NA INTERNET – O consumidor deve estar atento e driblar impostores para comprar golpes pela internet. A Federação Brasileira de Bancos alerta para sites, lojas online e e-mails falsos. Por esses meios, golpistas podem conseguir acesso a informações pessoais do consumidor, como CPF, número de cartões de crédito e dados bancários.

CONFIRA OS SITES – Para verificar a veracidade dos sites em que está comprando, é importante certificar se o endereço da página é o correto. Uma forma de fazer isso é digitar a URL no navegador ao invés de clicar no link. Quintarelli sugere que o consumidor dê preferência a lojas online que tenham sede física. Fazer uma pesquisa na área de Reclamação também ajuda a evitar possíveis problemas.

SALVAR DADOS – Na hora da compra online, imprimir ou salvar imagens da tela com os dados para ter provas é uma das orientações do Procon Carioca. Antes de finalizar, é ideal solicitar que o prazo de entrega seja registrado em nota fiscal, no pedido ou recibo.

RECLAMAÇÕES – Todo cuidado é pouco, e havendo problemas, reclamar é direito. Se o produto comprado na loja ou pela internet apresentar problemas, o consumidor tem 30 dias para reclamar, no caso de produtos não duráveis e, 90 dias, no caso de produtos duráveis.

DEVOLUÇÃO – O consumidor tem o prazo de sete dias, a partir do recebimento da mercadoria, para arrependimento. Ou seja, pode cancelar a compra e ter seu dinheiro devolvido. Não é necessário que o produto apresente defeito para gerar o direito de arrependimento e não é preciso justificar o motivo.

ATENDIMENTO – Caso não haja solução em até 30 dias, o consumidor pode exigir seu dinheiro de volta, a troca por outro produto equivalente ou pedir o abatimento proporcional do preço. É possível reclamar por meio do Facebook/Procon Carioca, www.rio.rj.gov.br/proconcarioca ou no telefone 1746.