A expansão de negócios focando em cidades menores tem se mostrado uma estratégia atraente para as redes de franquias e segue como uma forte tendência para os próximos anos, segundo recente levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre os motivos que despertam o interesse nessas regiões são as possibilidades de oferecer baixos custos de locação e manutenção das unidades, menor concorrência e proximidade com o público final. Quando o assunto é educação bilíngue – muito mais presente em grandes centros urbanos -, as redes de escolas particulares com métodos de ensino modernos e inovadores ganham destaque.

A Maple Bear, representante oficial do ensino canadense no Brasil e com 25 mil alunos, planeja elevar em 30% o número de matrículas em 2019, principalmente em cidades do interior, com população entre 50 e 600 mil habitantes, mas com grande potencial de crescimento. “Atualmente, temos 110 unidades e até o final do ano, devemos inaugurar outras 37 escolas, tendo como objetivo atender famílias que buscam o ensino bilíngue e de qualidade, sem precisar se deslocar para cidades maiores” explica o CEO da rede, Arno Krug. Com os custos iniciais não tão elevados, as mensalidades também são favorecidas pela redução dos valores, girando em torno de R$ 2,2 mil, em média, contra R$ 2,8 mil das capitais.

Além disso, o investimento inicial menor impulsiona o processo de expansão, motivo pelo qual cidades como Pindamonhangaba, Sertãozinho e Hortolândia estão na mira da rede. E, ainda que a contratação de professores bilíngues seja uma exigência, já que a educação infantil é toda realizada no segundo idioma e, aos longo dos demais anos haja uma mescla entre conteúdos nas duas línguas, o docente é capacitado e avaliado por educadores canadenses que vêm ao Brasil para acompanhar e verificar se a metodologia está sendo corretamente aplicada. “Quando um professor é contratado, ele passa por um processo de adaptação ao nosso método de ensino. Por dois anos, esse profissional trabalha como assistente e, após esse período, é avaliado por educadores do Canadá”, completa.

Maple Bear Canadian School

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 300 escolas em 16 países, atendendo mais de 35.000 crianças e adolescentes, a Maple Bear Canadian School é uma das líderes mundiais em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas melhores práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do mundo. As escolas Maple Bear proporcionam um sistema de aprendizagem centrado no aluno, em um ambiente seguro e estimulante, despertando a paixão por aprender ao longo de toda a vida. No Brasil, a Maple Bear Canadian School está presente em todas as regiões do país com mais de 100 escolas. Para mais informações sobre a Maple Bear, acesse www.maplebear.com.br