Por Martha Imenes

Uma das marcas cariocas mais queridas, e conhecida em todo país, faz 25 anos e tem um propósito pra lá de moderno: democratizar a moda do Brasil. A Mercatto faz aniversário dia 11 e para comemorar fará uma série de ações que começaram com o lançamento da coleção Estampe-se. Em seguida a marca fez adaptações na identidade visual e desenvolveu um novo projeto arquitetônico para as lojas. Uma repaginada e tanto para celebrar os 25 anos.
“Estamos há 25 anos no mercado brasileiro e com muitas razões para celebrar. Deixamos o nosso laranja, que sempre foi a cor que identifica a Mercatto, e adotamos um tom mais energético, espirituoso, feminino, elegante e contemporâneo. Além disso, mudamos para uma nova sede onde cada detalhe foi pensado no bem-estar dos nossos colaboradores, vamos reformar seis de nossas lojas e lançaremos um site, que foi desenvolvido em parceria com a agência Original e Vtex”, conta Renato Cohen, diretor da marca.
Um dos grandes desafios nesses próximos anos é o canal de Atacado, que voltou com tudo em 2019 e tem planos ambiciosos de crescimento.
“Não conheço nenhuma marca carioca que tenha preços tão acessíveis como os nossos. Nossa meta é sair de 400 para 1.000 multimarcas até 2020 e estar presente em todos os estados brasileiros. Hoje já estamos em 22”, revela Renato, que acrescenta os planos de tornar a marca OmniChannel ainda esse ano. OmniChannel é uma plataforma multicanal que integra lojas físicas, virtuais e compradores. Dessa maneira, a marca pode explorar todas as possibilidades de interação.
A Mercatto hoje tem 1,9 milhões de pessoas cadastradas no seu banco de dados e pretende chegar ao final desse ano com 2,2 milhões de pessoas. As inovações não param por aí. A marca investiu em um equipamento de última geração para automatização logística com objetivo de dar suporte a todo o crescimento previsto.
“Sem dúvida esse ano será um marco na nossa história. O que estamos fazendo agora repercutirá nos nossos próximos anos. Estamos com coragem e tomando decisões estratégicas fundamentais no nosso negócio”, finaliza Renato.