Por Viviane Faver

A marca Beleza Natural faz 25 anos e comemora no melhor estilo: chega ao bairro do Harlem, no coração de Nova York, nos Estados Unidos. A loja inaugurada há pucos dias tem capacidade para atender 400 clientes por dia e esse número pode aumentar. “Queremos chegar a 190 mil clientes por mês”, diz Marcia Silveira, responsável pelo  Marketing da rede em Nova York.
De acordo com Leila Velez, cofundadora e CEO da marca em Nova York, foram dois anos de planejamento e pesquisa até a inauguração da unidade no Harlem.
“Contratamos uma empresa norte-americana para fazer pesquisa e entrevista com consumidores, rotinas de cuidados das mulheres americanas, desde a aceitação do nome da marca até as cores da loja”, explica.
A pesquisa nas redondezas, conhecimento de hábitos e costumes do local são indispensáveis para quem planeja abrir um negócio no exterior. “Conhecer o local e entrar em contato com empresas estrangeiras que passaram pelo mesmo processo também são importantes”, orienta Leila. “Conhecer e dominar o idioma são imprescindíveis”, acrescenta.
A marca, que nasceu na Tijuca, Zona Norte do Rio, foi criada por Zica Assis, que na época trabalhava em casa de família e sofria preconceito por ter cabelo crespo. E isso fez com que elaborasse produtos e fizesse experimentos para cuidar e hidratar cabelos encaracolados e crespos. E o empreendedorismo de Zica deu certo: atualmente, além da unidade em NY, a marca possui outras 45 lojas.

Edição Martha Imenes